O Brasil há décadas utiliza o Etanol, combustível limpo que é fonte de energia sustentável para o mundo. O etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento, entretanto, a indústria automobilística global passa por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro de eletrificação.
A eletrificação é uma tendência, contudo o modelo elétrico a bateria tem se mostrado pouco adequado à realidade brasileira, tampouco é necessário às nossas condições e a de outros países.
As ideias que surgem da avaliação concreta das nossas realidades e potencialidades envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico também alimentado pelo primeiro a etanol, e as perspectivas e investimentos da célula de combustível, além das tecnologias para obtenção de hidrogênio a partir do etanol em desenvolvimento.
O modelo híbrido a etanol é capaz de atender a versatilidade exigida no Brasil e dispõe de tecnologia madura e sustentável, em vantagem ampla em relação aos elétricos a bateria, produzindo uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.
Ainda o modelo de célula a combustível associado a um processo de reforma a vapor de etanol, via uso de um catalisador para obtenção de hidrogênio, se mostra como a perspectiva de futuro no ambiente de pesquisa e desenvolvimento nacional. Sendo assim, o debate sobre a viabilidade e futuro desse modelo híbrido foi o tema central dos Seminários anteriores, aliando sustentabilidade, desenvolvimento e visão de futuro para o Brasil.
Para dar continuidade a este debate, estamos organizando a 4ª edição do evento com o tema "Sustentabilidade do Campo ao Tanque e além do Automóvel", que será dividido em dois painéis:
Painel 1 Sustentabilidade e Produção Veicular: Como a produção hibrida etanol pode garantir um futuro sustentável? Expositores dos setores canavieiro, automotivo, academia e outros setores veiculares (o que estes setores tem na área de pesquisa e desenvolvimento no sentido de caminhar com o projeto hibrido etanol?), por exemplos, setor aeroviário, ou naval, ou ferroviário.
Painel 2 o que é preciso fazer para chegar esse futuro de propulsão hibrida a etanol? Expositores: Sindipeças, Trabalhadores, Governo e Agências de Fomento.