Sobre o Evento

O Evento




Vem aí a 4ª edição do evento “Híbrido Etanol – O Motor do Futuro”, que será realizada em São José dos Campos

O Brasil há décadas utiliza o Etanol, combustível limpo que é fonte de energia sustentável para o mundo. O etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento, entretanto, a indústria automobilística global passa por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro de eletrificação.

A eletrificação é uma tendência, contudo o modelo elétrico a bateria tem se mostrado pouco adequado à realidade brasileira, tampouco é necessário às nossas condições e a de outros países.

As ideias que surgem da avaliação concreta das nossas realidades e potencialidades envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico também alimentado pelo primeiro a etanol, e as perspectivas e investimentos da célula de combustível, além das tecnologias para obtenção de hidrogênio a partir do etanol em desenvolvimento.

O modelo híbrido a etanol é capaz de atender a versatilidade exigida no Brasil e dispõe de tecnologia madura e sustentável, em vantagem ampla em relação aos elétricos a bateria, produzindo uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

Ainda o modelo de célula a combustível associado a um processo de reforma a vapor de etanol, via uso de um catalisador para obtenção de hidrogênio, se mostra como a perspectiva de futuro no ambiente de pesquisa e desenvolvimento nacional. Sendo assim, o debate sobre a viabilidade e futuro desse modelo híbrido foi o tema central dos Seminários anteriores, aliando sustentabilidade, desenvolvimento e visão de futuro para o Brasil.


Para dar continuidade a este debate, estamos organizando a 4ª edição do evento com o tema “Sustentabilidade do Campo ao Tanque e além do Automóvel”, que será dividido em dois painéis:

Painel 1 – Sustentabilidade e Produção Veicular: Como a produção hibrida etanol pode garantir um futuro sustentável? Expositores dos setores canavieiro, automotivo, academia e outros setores veiculares (o que estes setores tem na área de pesquisa e desenvolvimento no sentido de caminhar com o projeto hibrido etanol?), por exemplos, setor aeroviário, ou naval, ou ferroviário.

Painel 2 – o que é preciso fazer para chegar esse futuro de propulsão hibrida a etanol? Expositores: Sindipeças, Trabalhadores, Governo e Agências de Fomento.


Obs.: Os painéis terão transmissão ao vivo (das 10h às 12h30) e à tarde Oficinas de Integração, sem transmissão (das 14h30 às 16h30).