Os Participantes

Palestrantes

PAINEL 1

Quais oportunidades de desenvolvimento sustentável?

Rodrigo Fernando Costa Marques

Motor do Futuro

Possui graduação em Química pela UNESP (1995). É mestre em Físico-Química (Instituto de Química-UNESP), doutor em Físico-Química pela Universidade de York (Inglaterra) e Instituto de Química (UNESP), com pós-doutorado em Química Inorgânica pelo Centre d'Elaboration de Matériaux et d'Etudes Structurales, CEMES (França). Foi diretor do Campus Avançado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) em Poços de Caldas. É coordenador do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC/IQ-UNESP).



Ciro Possobom

Motor do Futuro

Ciro Possobom assumiu o cargo de Chief Operating Officer (COO) da Volkswagen do Brasil dia 1 de janeiro de 2022, acumulando também a função de Vice-Presidente de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen Região América do Sul. Ciro Possobom é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná e com MBA em Finanças pelo IBMEC. Possui vasta experiência internacional, principalmente em países da América Latina, Europa e Ásia. Por 21 anos, atuou na área financeira da Aliança Renault-Nissan, onde em seus últimos cargos, foi CFO da unidade de negócios de Carros Elétricos e Baterias da Nissan Motor no Japão, Vice-Presidente de Finanças para Programas, Parcerias e Business Units da Renault SAS, em Paris, e de 2017 a 2019 foi o Vice-Presidente da área de Administração, Finanças e Tecnologia da Informação da Nissan LatAm. Em 2019, assumiu a Vice-Presidência de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen Região América do Sul, contribuindo para o retorno dos resultados positivos do ano fiscal de 2021. Esse sucesso é atribuído em parte à sistemática redução dos custos fixos, foco na geração de caixa, assim como a ajustes na capacidade de seis fábricas da região num ambicioso programa de reestruturação.



Profa Valnice Boldrin

Motor do Futuro

Pró-Reitora de Pós-graduação da UNESP (desde 2020). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) eleita em 12/2020. É membro eleito da Academia Brasileira do Estado de São Paulo (ACIESP) desde 2017. Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Fisico Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1985), Doutor em Ciências Químicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1989), Professora titular em Química Analítica do Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, UNESP Araraquara desde 1987 e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq. Tem desenvolvido pesquisa na área de Eletroquimica e Eletroanalitica ambiental. Dedica-se ao estudo de desenvolvimento de métodos analíticos de detecção de contaminantes emergentes usando técnicas eletroanalíticas, sensores e detectores eletroquímicos acoplados a técnicas cromatográficas; e desenvolve métodos de tratamento de águas superficiais e residuárias, geração de hidrogênio e conversão de CO2 a produtos com maior valor agregado usando métodos eletroquímicos, fotocatalíticos e fotoeletrocatalíticos. Em 2014 foi contemplada com o prêmio Elsevier/CAPES 2014 que destacaram 10 pesquisadoras Brasileiras cujas pesquisas causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas. Em 2019 recebeu homenagem da Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanalítica (SBEE) pelo trabalho desenvolvido para o desenvolvimento e consolidação da Eletroanalítica no Brasil.



Antônio de Pádua Rodrigues

Motor do Futuro

Membro da equipe da UNICA desde 1990, exerce o cargo de diretor técnico desde 2003. Foi coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia (MICT). Em 1983, implantou junto aos fornecedores de cana o Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS), junto ao qual atuou como consultor até 1990. É bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Serviço Social e Educação de Americana (SP), com especialização em Administração de Projetos na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo.



PAINEL 2

O que pode ser feito de hoje até 2030?

Wellington Messias Damasceno

Motor do Futuro

É trabalhador na Volkswagen de São Bernardo do Campo e diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Advogado e pós-graduado em Direito e Relações do Trabalho na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.



Henrique Araújo

Motor do Futuro

Profissional com quase 20 anos de experiência nas áreas de Assuntos Jurídicos e Governamentais em multinacional de grande porte, bem como, na Superintendência do Terceiro Setor. Forte atuação nas esferas jurídicas, institucionais e governamentais nas mais diversas áreas a organização, além de presença em negociações internacionais, gestão de risco, gestão de contenciosos de alta complexidade e vasta experiência no desenvolvimento humano e na gestão de equipes de alta performance.



Ana Cristina Costa

Motor do Futuro

Economista pela UERJ, mestre em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, MsC em International Management pela Lancaster University Management School e pelo International Masters Program for Managers (IMPM) e MBA pela Coppead/UFRJ. Trabalha no BNDES desde 1998, atuando como executiva ao longo de 15 anos, atualmente é coordenadora de Estratégia Industrial e Desenvolvimento, assessorando a superintendência da área de indústria, serviços e comércio exterior do BNDES. É membro do Conselho Superior da Câmara Indústria 4.0, do Conselho Consultivo de Inovação do Sindipeças e suplente no Conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).



Profa Dra. Emilia Villani

Motor do Futuro

Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui graduação em engenharia mecatrônica pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em engenharia mecânica também pela Universidade de São Paulo. Desde 2005 é professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, atuando em engenharia mecatrônica e sistemas aeroespaciais. Desenvolve pesquisas relacionadas a (1) especificação, verificação e validação de sistemas embarcados para aplicações críticas, (2) projeto de sistemas de automação industrial, com ênfase em aplicações robóticas, e (3) fatores humanos em aplicações aeronáuticas.